Pigmum

arte e outros riscos

Já tá rolando a 15ª Semana Nacional de Museus! Quantos você já visitou essa semana?

Se hoje em dia tem dia pra tudo, é claro que também tem dia pra celebrar os museus! Nesta quinta-feira (18), o mundo todo comemora o Dia Internacional de Museus, com exposições e diversas atividades, entre palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e visitas guiadas.

  Museu Nacional da República, em Brasília-DF

Museu Nacional da República, em Brasília-DF

Mas aqui no Brasil as comemorações duram uma semana inteira e, desde a segunda-feira (15), a 15ª Semana Nacional de Museus está movimentando cerca de 450 cidades espalhadas pelo país, com o tema ‘Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus’.

  Cartaz de divulgação da 15ª Semana Nacional de Museus

Cartaz de divulgação da 15ª Semana Nacional de Museus

O tema é fundamental nesse momento de transformações do próprio museu como instituição responsável pelo armazenamento, preservação e apresentação da nossa cultura e história. Afinal, qual é o papel do museu no século XXI? E em tempos de polarização ideológica, é urgente abordar esse tema, pois como fazer caber no museu as diferentes versões ou visões de um mesmo fato? Narrar as controversas histórias dos ‘vencedores’ e também dos ‘vencidos’?

Além de promover discussões como essa, a 15ª Semana Nacional de Museus também tem o papel de evidenciar a relevância dessas instituições na preservação de nosso patrimônio cultural nacional, além de mostrar a importância de se frequentar museus com regularidade e de participar de suas atividades frequentes, que vão além das exposições.


  Museu da Imagem e do Som - Misa, em Maceió-AL

Museu da Imagem e do Som - Misa, em Maceió-AL

  Por dentro do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Mamam, em Recife-PE

Por dentro do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Mamam, em Recife-PE

Mais de mil museus participam dessa temporada cultural – que é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), oferecendo uma programação com cerca de 3 mil atividades especiais. Ou seja, se você procurar direitinho nesse link aqui, com certeza vai achar o que fazer num museu próximo a você.

  A exposição  'Abraços aos que me guardam' , de Christus Nóbrega, está na programação da semana, no Museu Nacional da República, em Brasília-DF

A exposição 'Abraços aos que me guardam', de Christus Nóbrega, está na programação da semana, no Museu Nacional da República, em Brasília-DF

Eu mesmo vou fazer logo um tour completo, começando hoje aqui em Maceió-AL, partindo amanhã para alguns museus do Recife-PE e fechando a semana em Brasília-DF, porque tô merecendo um rolezinho nos museus federais. Ah, a 15ª Semana Nacional de Museus vai até domingo (21), tá? Não deixe de participar!

  No Misa-AL, participa a exposição  'Arretada Labuta' , de Pablo de Lucca

No Misa-AL, participa a exposição 'Arretada Labuta', de Pablo de Lucca

  Já no Mamam-PE, está em cartaz a exposição coletiva  'Sugar and Speed'

Já no Mamam-PE, está em cartaz a exposição coletiva 'Sugar and Speed'