Pigmum

arte e outros riscos

Sim, é possível ter uma experiência tátil com os olhos

Como vocês sabem, eu sou professor de Publicidade & Propaganda. Ou ainda não tinha contado? O_O

Pois bem, na semana passada, durante a aula de Computação Gráfica & Editoração Eletrônica, falei aos meus alunos sobre os elementos básicos da comunicação visual que a pesquisadora Donis A. Dondis aponta em seu livro Sintaxe da Linguagem Visual. E um desses elementos é a textura, que a autora considera ser ‘o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato’ (p. 70)¹.

texturamadeira
texturapapel
  Você consegue identificar o que essas 4 texturas representam?

Você consegue identificar o que essas 4 texturas representam?

texturacouro

Se tocarmos em uma imagem bidimensional, ou seja, aquela que está impressa em uma fotografia, ou presa à tela do computador, a única coisa que sentiremos são os materiais de que são feitos o papel, a tela ou até mesmo a tinta de uma pintura. Porém, se utilizarmos as texturas como recurso visual, podemos dar às imagens uma sensação de experiência tátil.

Quando temos uma textura que representa madeira, por exemplo, garantimos ao observador essa experiência tátil, pois é provável que ele já tenha tocado uma superfície de madeira e conheça a sensação. O uso de texturas é comum no meu trabalho com computação gráfica, mas aí eu resolvi exercitar isso à mão livre na aula de desenho. O resultado foi esse:

  Utilizando as cores em diferentes tonalidades, foi possível reproduzir na imagem a textura da casca da maçã

Utilizando as cores em diferentes tonalidades, foi possível reproduzir na imagem a textura da casca da maçã

Ah, vá. Admita que ficou bom. Até me surpreendi com o resultado final, porque durante o processo eu juraaava que ia colocar tudo a perder. Tentei reproduzir no desenho a textura da casca da maçã, com todos aqueles detalhes que só a biologia é capaz de explicar (é sério, não sei o nome daqueles pontinhos e tracinhos da maçã). Certeza que você deve estar lembrando agora de como é tocar a casca de uma maçã e sentir a forma e o peso da fruta (embora a minha maçã não seja lá muito redonda haha).

Para chegar a esse resultado de textura, utilizei as cores em tonalidades diferentes para garantir o efeito de luz e sombra e também para dar volume à forma da maçã.

grafitemaca

Durante o processo, fiz também uma versão em grafite, justamente para exercitar as gradações de tonalidade e dar a impressão de volume.

¹DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes. 199. 236 p.