Pigmum

arte e outros riscos

Já ouviu falar no #MUSEUdeMEMES? Relembre 10 memes clássicos que você vai encontrar por lá!

Quem acompanha o blog sabe que exposições e museus são assuntos recorrentes por aqui, né? Mas hoje a gente vai fazer uma visitinha a um museu diferente, totalmente dedicado aos memes – aquelas imagens, vídeos ou expressões que viralizam na internet, levando bom humor ou até mesmo uma visão crítica sobre determinado assunto.

  O #MUSEUdeMEMES é uma iniciativa pioneira no Brasil

O #MUSEUdeMEMES é uma iniciativa pioneira no Brasil

O meme já faz parte da cultura digital e é um dos fenômenos que faz melhor uso das potencialidades e características próprias da internet. Ora, se o meme já é uma constante em nossas experiências virtuais e, consequentemente, no nosso dia a dia, nada mais justo do que estudá-lo.

  Os memes geralmente são relacionados ao humor ou como os brasileiros chamam: zueira!

Os memes geralmente são relacionados ao humor ou como os brasileiros chamam: zueira!

E foi pensando nisso que pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) lançaram o #MUSEUdeMEMES, um museu virtual que tem o objetivo de construir um acervo de referência para outros pesquisadores interessados no universo dos memes, do humor e das práticas sociais que se desenvolvem em comunidades virtuais.

O visitante provavelmente dará boas risadas ao se deparar com memes que fizeram história anos atrás e que parecem esquecidos. Esse é mais um motivo que justifica a relevância do #MUSEUdeMEMES. Afinal, em um ambiente onde tudo é efêmero – a internet –, como arquivar e resgatar peças imateriais ou simbólicas aparentemente descartáveis, mas que dizem muito sobre nosso comportamento nas redes sociais digitais?

No acervo, vamos encontrar uma breve explicação sobre o contexto que deu origem a cada meme, os diversos formatos de difusão, a repercussão nas redes sociais digitais, além de outras releituras e montagens surgidas a partir do meme original.

Também é possível encontrar artigos, ensaios, resenhas e capítulos de livros de pesquisadores nacionais e internacionais do campo de estudos de memes e comunidades virtuais. Ou seja, o site é uma ótima referência pra quem se interessa pelo tema.

  Os gringos acabaram descobrindo a personagem Nazaré, da novela brasileira  'Senhora do Destino'  (2004) e a 'Confused Lady' ou 'Math Lady' acabou se tornando um viral recente nos Estados Unidos

Os gringos acabaram descobrindo a personagem Nazaré, da novela brasileira 'Senhora do Destino' (2004) e a 'Confused Lady' ou 'Math Lady' acabou se tornando um viral recente nos Estados Unidos

Mas chega de papo! O Pigmum selecionou 10 memes que já são verdadeiros clássicos da internet e que podem ser encontrados no #MUSEUdeMEMES:

1 - Ecce homo restaurado

Sem dúvidas esse é o meme mais famoso do mundo das artes visuais. Inclusive reacendeu várias discussões pertinentes à teoria da arte ou história da arte, etc. O fato é que essa imagem ~meio~ acidental de Jesus Cristo já se tornou icônica e representativa dessa década!

Tudo aconteceu em 2012, na Espanha, quando dona Cecilia Giménez, uma senhora de 81 anos, decidiu restaurar por conta própria o afresco 'Ecce Homo', assinado pelo pintor Elías García Martínez no século XIX. Mas dona Cecilia acabou desfigurando o rosto de Jesus Cristo, criando traços completamente diferentes da obra original. O resultado disso? Você confere no #MUSEUdeMEMES, mas olha aí como ficou: 

  A versão de dona Cecilia Giménez para  'Ecce Homo'  acabou se tornando mais famosa que a obra original

A versão de dona Cecilia Giménez para 'Ecce Homo' acabou se tornando mais famosa que a obra original

2 - Tapa na pantera

Um dos primeiros virais da internet no Brasil. Em 2006, o vídeo 'Tapa na Pantera', obra ficcional dirigida por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes, foi replicado inúmeras vezes no Orkut e MSN. No vídeo, uma senhora - interpretada pela atriz Maria Alice Vergueiro - , dá um depoimento super bem-humorado sobre sua experiência com a maconha. Esse vídeo é lá dos primórdios das redes sociais digitais. Confira a história completa lá no #MUSEUdeMEMES.

3 - Keep Calm

A história desse meme, que explodiu em 2008 e demorou alguns anos pra sumir da internet, é bem mais complexa. Nasceu no Reino Unido como um cartaz ainda no início da Segunda Guerra Mundial, com a frase 'Keep Calm and Carry On' e foi redescoberto no ano 2000. Depois migrou para a internet e desde 2008 a frase passou a ser modificada inúmeras vezes, tornando-se um fenômeno viral. Foi parar até na música 'Beijinho no Ombro', da Valesca Popozuda, lembra? Os desdobramentos desse meme você confere no #MUSEUdeMEMES.  

  Certeza que você já deve ter feito a sua própria versão dessa frase, né?

Certeza que você já deve ter feito a sua própria versão dessa frase, né?

4 - Leave Britney Alone

Em 2007 todo mundo caiu em cima da cantora Britney Spears, que tava passando por uma fase conturbada na carreira e na vida pessoal. O ápice disso foi a desastrosa apresentação da música 'Gimme More', no palco do Video Music Awards, da MTV. Inconformado com as críticas à cantora, o vlogueiro Chris Crocker acabou aos prantos, fazendo um apelo diante da câmera, pedindo para que a imprensa deixasse Britney em paz. Daí surgiu o 'Leave Britney alone', que repercutiu imediatamente, sendo compartilhado no mundo todo. Chris, de certa forma, soube aproveitar a fama e tá bem diferente hoje em dia. Lá no #MUSEUdeMEMES tem a história completa.

5 - Para Nossa Alegria

Em 2012, uma gravação caseira dos irmãos Jefferson e Suellen para a música gospel 'Galhos Secos', da banda Êxodos, caiu na graça do público brasileiro. Isso porque, durante a execução da música, Jefferson solta um grito no verso 'Para nossa alegria', fazendo a irmã ter uma crise de riso (e nós também!).  O vídeo, claro, viralizou e os irmãos chegaram até a lançar um CD. Conheça a repercussão completa desse meme lá no #MUSEUdeMEMES.

6 - O forninho caiu

A Geovanna tava de boas cantando o funk 'Toda Gostosa', do MC Leozinho, quando de repente 'o forninho caiu' e ela acabou se tornando um dos virais mais famosos do Brasil em 2014. A garotinha acabou segurando muitos forninhos nas diversas montagens que circularam nas redes sociais, como você pode ver lá no #MUSEUdeMEMES.

7 - Choque de Monstro

Esse aqui é um verdadeiro criadouro de memes! Em 2012, a TV Diário, de Fortaleza-CE, resolveu criar o primeiro reality show brasileiro estrelado por drag queens. Os vídeos e inúmeros bordões acabaram repercutindo em todo o país, principalmente entre a comunidade LGBT, que adotou frases como 'Bicha, a senhora é destruidora mesmo' e 'Vai ser choque de monstro'. Até hoje Rochelly Santrelly e Sangalo são referências e seus bordões são repetidos até hoje. Mas tem muito mais história lá no #MUSEUdeMEMES. O vídeo mais famoso é esse aí:

8 - Como Você é Burro!

Mais um meme que veio lá das antigas. Em 1978, o cantor Caetano Veloso tava com a língua afiadíssima no programa de TV 'Vox Populi', exibido pela TV Cultura. Em 2012 o programa acabou sendo reprisado e foi parar na internet, com o trechinho que acabou viralizando e sendo utilizado até hoje nas mais diversas situações. Volta e meia o Caetano aparece na sua timeline dizendo 'como você é burro'. Veja mais lá no #MUSEUdeMEMES.

9 - Se isso é estar na pior...

Mais um clássico LGBT. A diva trans Luisa Marilac resolveu fazer algo de diferente em 2010 e acabou tomando os #bonsdrink mais famosos da internet.  No vídeo, Luisa questiona os boatos de que ela estaria na pior, após mergulhar na piscina de sua casa na Espanha. O vídeo viralizou, virou bordão e foi parodiado inúmeras vezes no Brasil. Depois do sucesso, Luisa voltou ao Brasil e tem construído uma história linda de superação por aqui. Veja mais no #MUSEUdeMEMES.

10 - Senhora?

O meme mais recente dessa listinha, volta e meia ainda aparece nas nossas timelines. Em 2015, durante uma reportagem para a TV Anhanguera, a senhora Edinair Maria dos Santos Moraes resolveu fugir da repórter ao ser perguntada sobre as acusações de ela ser uma funcionária fantasma da Assembleia Legislativa de Goiás.  A jornalista resolve então correr atrás da entrevistada, questionando o porquê de ela estar fugindo. É hilário! Confira a repercussão no #MUSEUdeMEMES.