Pigmum

arte e outros riscos

Na próxima semana Brasília será a capital da Arte e Tecnologia! Prepare-se para o #16.ART!

Se você estiver em Brasília-DF na próxima semana, então eu tenho uma dica muito boa pra te dar! É que entre os dias 4 e 7 de setembro o Museu Nacional da República vai sediar o #16.ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, um dos principais eventos de Arte e Tecnologia do país! E o melhor? Aberto ao público!

  A etapa brasileira da #16.ART acontece entre 4 e 7 de setembro, em Brasília-DF

A etapa brasileira da #16.ART acontece entre 4 e 7 de setembro, em Brasília-DF

Sobre Arte e Tecnologia a gente já falou, lembra? Pois então, serão 4 dias de mesas redondas com pesquisadores da área e palestras com convidados nacionais e internacionais, discutindo sobre essa nova onda criativa que surge a partir dos diálogos possíveis entre arte, ciência e tecnologia.

E claro que o evento não iria se restringir apenas aos especialistas. Ainda nesta segunda-feira (4), às 20h, haverá também a abertura da exposição ‘Retina’, com mais de 20 obras de Arte e Tecnologia que ocuparão o hall do Museu Nacional.

  Durante 4 dias, a capital federal será também a capital da Arte e Tecnologia

Durante 4 dias, a capital federal será também a capital da Arte e Tecnologia

  O evento acontecerá no Museu Nacional da República, assim como a exposição  'Retina'

O evento acontecerá no Museu Nacional da República, assim como a exposição 'Retina'

Com o tema ‘Imaginar o Real’, o #16.ART pretende atualizar discursos recorrentes quando se fala em pesquisa e produção artística de Arte e Tecnologia, explorando conceitos que estão se expandindo cada vez mais no pensamento contemporâneo, como inteligência artificial, presença à distância, ubiquidade, simulação, trabalho colaborativo, coautoria, interatividade, ciberativismo, hipertextualidade, entre outros.

  Após a etapa brasileira, o #16.ART segue para a Universidade do Porto, em Portugal

Após a etapa brasileira, o #16.ART segue para a Universidade do Porto, em Portugal

Esses conceitos desafiam não apenas a arte, mas ganham terreno inclusive em nosso convívio em sociedade, afetando diretamente o próprio cotidiano. O #16.ART vai questionar principalmente como os artistas contemporâneos lidam com esses temas em seus processos criativos, que muitas vezes colocam em xeque o que sabemos sobre realidade, virtualidade, materialidade e imaterialidade.

O evento é realizado pelo Media Lab/BR, que é uma rede de pesquisa formada por três universidades (UFG/UnB/UNIFESSPA) e que se dedica ao desenvolvimento de projetos de inovação em mídias interativas, com forte atuação cultural, social e artística. Em outubro, o #16.ART segue para a Universidade do Porto, em Portugal, onde acontecerá uma versão expandida do evento, com direito a submissão de artigos, trabalhos para exposição e pôsteres. As inscrições para o #16.ART Portugal podem ser feitas até 10 de setembro.

Sério, gente, é imperdível! Confira a programação completa da etapa brasileira e também o site da versão portuguesa do evento: