Pigmum

arte e outros riscos

5 canais sobre arte que você precisa seguir no YouTube

Gente, Netflix é bom, mas vocês conhecem o canal Pigmum no YouTube? Pois já podem se inscrever! Porque hoje em dia todo mundo é youtuber, né? E até o Pigmum recentemente voltou a postar vídeos em seu próprio canal. Mas não é só a gente que fala sobre artes visuais, exposições e museus. Tem uma galera que já tá na estrada há um tempo e que vale a pena seguir também. Por isso, se você curte arte, não pode deixar de seguir esses 5 canais:

1 – Canal-Arte

Já são mais de 300 vídeos postados ao longo dos últimos 3 anos, sempre trazendo depoimentos de artistas, curadores e especialistas em artes visuais. O Canal-Arte também está sempre fazendo a cobertura de exposições, divulgando a produção artística nacional, estimulando a cadeia produtiva e colaborando com a memória recente das artes visuais. O grande trunfo do canal está em trazer os artistas e os curadores para falar sobre as exposições.


2 – Canal Conhecendo Museus

Aqui o lance é apresentar ao público os principais museus do Brasil! São documentários de 26 minutos de duração, divididos em dois blocos e exibidos na grade de programação da TV Brasil e da TV Escola. O projeto já está na 4ª temporada e é claro que todos os vídeos estão disponíveis no YouTube. É fundamental que a gente se inscreva e divulgue esse canal lindo, porque nós precisamos conhecer e ocupar esses espaços que guardam a nossa memória: os museus. Sem dúvidas uma grande inspiração para o Canal Pigmum.


3 – Canal Fruto de Arte

A Fruto de Arte é uma loja de materiais artísticos, sediada em São Paulo-SP, e com um canal bastante ativo no YouTube. O que mais chama a atenção são as dicas refinadas e precisas de Caetano Ferrari, um estudioso sobre materiais artísticos que está em plena atividade desde 1954 e que sempre aparece nos vídeos discutindo os materiais de trabalho do artista. O conhecimento dele a respeito da fabricação e manuseio dos materiais é impressionante! Pra quem curte tutoriais, a Fruto de Arte está acertando em cheio!


4 – Canal Vivieuvi

A Vivi Villanova é uma fofa, tá sempre falando sobre exposições de arte, visitando museus e dando dicas de livros e filmes, sempre sobre artes visuais. O canal tá no ar desde 2015, sempre com vídeos novos às segundas e quintas-feiras. Já são mais de 100 vídeos e o diferencial está no tom opinativo e no formato vlog das postagens. A Vivi fala de arte de uma maneira muito descontraída, tornando o canal super leve e agradável de acompanhar.


5 – Canal Bia na Arte

A Bia começou há pouco tempo seu canal, mas a proposta dela é postar às quintas-feiras, falando sempre sobre fotografia, artes e design. Ela também está investindo no formato vlog, inclusive brincando com os erros de gravação, o que também deixa os vídeos bem descontraídos. Sem falar na meiguice dessa garota, né? Dá o play aí pra conferir a visita dela na Pinacoteca do Estado de São Paulo.


BÔNUS: Canal Pigmum

É claro que eu não ia deixar de indicar o Canal Pigmum, né? A proposta do canal é apresentar museus, galerias e espaços para exposições de arte, principalmente no Nordeste brasileiro. E vez ou outra vai rolar ainda entrevistas com artistas e pesquisadores, além de comentários meus sobre temas específicos do mundo das artes. O canal passou por um hiato nos últimos meses, mas já está de volta e a ideia é que os vídeos sejam semanais. Por isso, pra não perder nenhum vídeo, inscreva-se no canal e dê a sua opinião!