Pigmum

arte e outros riscos

Geometria coreografada: vocês pre-ci-sam conhecer o Ballet Triádico da Bauhaus

O Ballet Triádico da Bauhaus é uma ode aos princípios fundamentais da visualidade: a forma, a cor e o espaço. Um afago aos olhos!

Desenvolvido por Oskar Schlemmer e com música de Paul Hindemith, é considerado o primeiro balé abstrato da história da dança. Estreou em 1922, em Stuttgart (Alemanha) e merece a nossa atenção por ser um exemplo elevadíssimo do espírito vanguardista que tomou conta das artes no início do século XX, capaz de nos surpreender e emocionar até hoje.

  Alguns figurinos do Ballet Triádico

Alguns figurinos do Ballet Triádico

No balé de Schlemmer, o número 3 é a base de tudo. São três bailarinos, em três atos, cada ato com sua respectiva cor e duração total de 30 minutos. 10 minutos para cada ato. E essa precisão matemática também se revela nos movimentos geométricos e nos figurinos simétricos dos bailarinos. Geometria coreografada.

Vagando pela internet, encontrei uma citação que seria do próprio Schlemmer, explicando em seu diário, do dia 5 de julho de 1926, o conceito de seu Ballet Triádico. Segue:

Por que o Ballet Triádico? Porque o três é um número eminentemente dominante, no qual o eu unitário e o seu oposto dualista são superados, começando então o coletivo. Depois dele vem o cinco, depois o sete, e assim por diante. O ballet deve ser entendido como uma dança da tríade, a troca do um, com o dois, com o três. Uma bailarina e dois bailarinos: doze danças e dezoito trajes. Mais além, a tríade é: forma, cor, espaço; as três dimensões do espaço: altura, profundidade e largura. As formas fundamentais: esfera, cubo e pirâmide; as cores fundamentais: vermelho, azul e amarelo. A tríade de dança, traje e música.

E como a internet é maravilhosa, é claro que tem um vídeo com o Ballet Triádico inteirinho  - e colorido. Sério, gente, dá logo esse play. Vocês não vão se arrepender:

Oskar Schlemmer e a Bauhaus:

Nascido em 1888, em Stuttgart (Alemanha), Oskar Schlemmer foi um dos primeiros professores da Bauhaus, a primeira escola de design do mundo. Entre 1921 e 1929, Schlemmer foi Mestre da Forma na Oficina de Teatro da Bauhaus, depois de ter trabalhado também na Oficina de Escultura. Foi pintor, escultor, designer e coreógrafo. O Ballet Triádico é um de seus principais trabalhos, assim como a tela ‘Bauhaustreppe’, de 1932.

O balé de Schlemmer ajudou a espalhar as ideias da Bauhaus, que tinha como principal campo de estudos a arquitetura, influenciando principalmente o design e a arquitetura modernista da Europa Ocidental e dos Estados Unidos. Foi fundada por Walter Gropius em 1919 e fechada em 1933 pelo governo nazista. Entretanto, sua filosofia migrou para outros países e posteriormente voltou a funcionar na Alemanha. Atualmente, continua sendo uma das principais universidades daquele país.

  Retrato de Oskar Schlemmer

Retrato de Oskar Schlemmer

  A tela ‘Bauhaustreppe’ (1932), de Oskar Schlemmer

A tela ‘Bauhaustreppe’ (1932), de Oskar Schlemmer

  Fachada do prédio original da Bauhaus

Fachada do prédio original da Bauhaus