Que fofura! Os retratos de 10 artistas quando crianças
É isso. Dia das Crianças rolando e eu aposto que você não esperava ver pintando na sua timeline os rostinhos infantis de alguns dos artistas que mais se destacaram na história da arte moderna. Aliás, já parou pra pensar que a gente geralmente nem conhece as feições desses artistas, embora suas obras estejam amplamente disseminadas no repertório imagético e cultural de nossa sociedade? Com exceção de Frida Kahlo e Salvador Dalí, é claro. Rostos conhecidíssimos do público e cada dia mais populares.
Infelizmente não dá pra voltar tanto no tempo e conhecer Leonardo Da Vinci, Caravaggio ou Francisco Goya quando crianças, mas graças à invenção da fotografia no século XIX, a gente pode se deparar com essas fofuras aqui ó:
Começando com o mais velhinho da lista, temos Vicent Van Gogh e sua roupinha de marinheiro, provavelmente na década de 1850. Tá vendo que menino também pode usar saia?! Repare que os traços mais marcantes de seu rosto continuaram presentes na fase adulta.
Van Gogh e sua roupinha de marinheiro nos anos 1850. Ao lado, o artista já adulto
'Noite Estrelada' (1889), Vincent Van Gogh
Outro que também preservou os traços do rosto foi Wassaly Kandinsky, o artista plástico russo, professor da Bauhaus e um dos precursores do abstracionismo nas artes visuais. Será que ele já coloria na época que essa foto dele criança foi tirada?
Kandinsky quando criança e ao lado na fase adulta. A boca e o olhar não mudaram nada!
'Composição 8' (1923), Wassaly Kandinsky
O espanhol Pablo Picasso aos 10 anos, no ano de 1891, em Malaga, sua cidade Natal. Tem ou não tem cara de quem foi muito sapeca e deu bastante trabalho aos pais?
Picasso em 1891, aos 10 anos de idade. Ao lado, já consagrado como um dos maiores artistas do modernismo
'Guernica' (1937), Pablo Picasso
E agora os surrealistas! René Magritte (o mais alto), aos 7 anos, ao lado de seus irmãos em 1905.
O artista belga René Magritte e seus irmãos mais novos
'Os Amantes' (1928), René Magritte
Outro surrealista: Salvador Dalí, que já causava desde cedo. Todo estilosinho. É outro que parece ter dado muito trabalho. Aliás, deu trabalho até o fim, né? KKKKK E olha esse sorriso, é impressão minha ou já tinha o formato do bigodinho?
Salvador Dalí era puro estilo
'A Persistência da Memória' (1931), Salvador Dalí
Que fofurinhaaaaa a Frida Kahlo em 1911, aos 4 anos de idade! Aposto que nessa época ela vivia correndo pela casa.
Frida Kahlo adornando a cabeça desde sempre
Frida em sua foto clássica na capa da revista Vogue
'O Veado Ferido' (1946), Frida Kahlo
E agora chegou a vez da nossa brasileira Tarsila do Amaral (a mais alta), em 1898, ao lado de sua irmã Cecília. Aos 12 anos ela já tinha o rostinho meio arredondado, né?
Tarsila aos 12 anos ao lado de sua irmã, Cecília
'Os Operários' (1933), Tarsila do Amaral
Outro brasileiro, um dos nossos principais artistas, Emiliano Di Cavalcanti ainda bebê, provavelmente nos últimos anos do século XIX. Cheio de dobrinhas!
Di Cavalcanti e suas dobrinhas
Di Cavalcanti já consagrado como um dos principais pintores do modernismo brasileiro
'Pescadores' (1951), Di Cavalcanti
E pra terminar, dois artistas da Pop-Art, que inclusive já apareceram por aqui. Andy Warhol era bastante diferente quando criança:
O menino Andy Warhol
'Marilyn Monroe' (1962), Andy Warhol
Já Roy Lichtenstein tinha até o mesmo penteado! Será que ele estava representando algum super-herói dos quadrinhos? Não podemos esquecer que Lichtenstein foi um dos responsáveis por elevar a estética dos quadrinhos - antes considerada produto subcultural - à categoria de obra de arte. Aos 11 anos, aposto que ele lia muitos comic books de Superman e Batman.
Roy Lichtenstein aos 11 anos
As imagens criadas por Lichtenstein estão até hoje presentes na cultura pop
'Crying Girl' (1963), Roy Lichtenstein