Pigmum

arte e outros riscos

Começou a 11ª Primavera dos Museus, em mais de 900 instituições de todo o país. Confira a programação!

Oficialmente, a primavera só começa no próximo dia 22 de setembro, mas os museus do país inteiro já desabrocharam para mais uma temporada cultural. A partir desta segunda-feira (18), cerca de 900 museus brasileiros participam da 11ª Primavera dos Museus, com mais de 2.500 atividades especiais, realizadas entre 18 e 24 de setembro.

Cartaz da 11ª Primavera dos Museus, que neste ano está promovendo uma reflexão sobre as memórias das próprias instituições museais

Cartaz da 11ª Primavera dos Museus, que neste ano está promovendo uma reflexão sobre as memórias das próprias instituições museais

Nesta edição, com o tema ‘Museus e suas memórias’, o objetivo é valorizar as próprias memórias institucionais, ou seja, refletir sobre a trajetória particular de cada museu e seu papel como agente articulador da memória coletiva nas localidades onde estão inseridos. Ainda é possível participar da dinâmica social diante das constantes transformações?

É hora de fazer um balanço e reposicionar o lugar dos museus na sociedade. E o momento não poderia ser mais oportuno, às vésperas de mais um aniversário histórico do Museu Nacional (RJ), que foi a primeira instituição museal do país e que em 2018 completará 200 anos!

Desde então, milhares de outros museus foram criados no Brasil. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – órgão que promove a 11ª Primavera dos Museus – já mapeou cerca de 3.700 instituições museais espalhadas pelo país e muitas delas ainda não tinham refletido sobre suas próprias histórias, objetivos, processos e resultados.

É sob esse contexto que estão previstas as palestras, oficinas, visitas mediadas e exibição de filmes ao longo de toda essa semana. Uma ótima maneira de dar boas-vindas à primavera, né?!

E se você não tem o hábito de frequentar museus, eis aí uma oportunidade imperdível! Prestigie um museu perto de você, participe das atividades e sempre que for publicar nas redes sociais, não se esqueça de marcar a hashtag #primaveramuseus2017. =)

Confira a programação da sua cidade: