Pigmum

arte e outros riscos

Continuando...

Toshio Saeki nasceu em Miyazaki, Japão, em 1945. Aos 24 anos mudou-se para Tóquio e chegou a trabalhar como designer em uma agência de publicidade, mas foi colaborando como ilustrador em diversas revistas que ele ganhou notoriedade internacional e realizou exposições ao redor do mundo.

toshiosaeki2
toshiosaeki3
toshiosaeki4

Em entrevista à revista Dazed, Toshio Saeki tentou definir sua motivação artística da seguinte forma: 

Deixe que outras pessoas desenhem flores aparentemente bonitas e que nascem em cenários agradáveis. Ao invés disso, eu tento capturar as flores vivas que às vezes se escondem e outras vezes nascem dentro de um sonho sem vergonha, imoral e horripilante.
— Toshio Saeki, artista (tradução livre)
toshiosaeki6
toshiosaeki7
toshiosaeki8
toshiosaeki9
toshiosaeki10

Confira mais imagens de Toshio Saeki:

Relação com a tradicional arte japonesa do século XVII

Suas obras também dialogam com a tradicional arte japonesa Ukiyo-e, um gênero de xilogravura e pintura que se popularizou a partir do século XVII e que tinha como temas a beleza feminina, o teatro kabuki, os lutadores de sumô, cenas históricas e lendas populares, entre outros. Ah, já ia esquecendo a pornografia, que também está nesse rol.

Aqui tem alguns exemplos da arte Ukiyo-e:

  Tsukioka Settei (atribuído a),  Imagens de Primavera  (1710-1787)

Tsukioka Settei (atribuído a), Imagens de Primavera (1710-1787)

  Katsushika Hokusai,  A Grande Onda de Kanagawa  (1829–1832)

Katsushika Hokusai, A Grande Onda de Kanagawa (1829–1832)

  Utagawa Kunisada,  Kesa Gozen, esposa de Watanabe Wataru  (1843-1847)

Utagawa Kunisada, Kesa Gozen, esposa de Watanabe Wataru (1843-1847)

Vale dizer ainda que a arte Ukiyo-e está diretamente relacionada aos animes e mangás adultos que temos hoje: o Hentai e seus subgêneros, como Bara, Futanari, Yaoi, Yuri e Guro. Não vou entrar em detalhes sobre essas modalidades, mas uma breve pesquisa na internet pode nos ajudar a revelar um pouco da curiosa imaginação sexual dos japoneses e o quanto a cultura oriental é diversa e pouco explorada por nossa limitada visão ocidental de mundo.